Consumo de Água nas Áreas Comuns

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para estrear a série de artigos desse blog, vou abordar o tema “Consumo de Água nas Áreas Comuns”. Todos os condomínios têm margem para ganhos em relação ao consumo atual de água, os mais antigos por não terem à época a tecnologia nem a necessidade de economizar água e os novos, que apesar de todas as novas tecnologias ainda são construídos em sua maioria nos preceitos de gasto mínimo de materiais e cada vez com maiores atrativos coletivos, como vestiários, sauna, hidromassagem, piscina etc.

Aqui vamos apresentar algumas das medidas mais simples para reduzir o consumo de água, com a troca de válvulas, redutores de pressão, arejadores e controladores de fluxo.

Planejamento

Leia a página criada especificamente para orientar sobre o planejamento e execução dos projetos. Clique aqui

Chuveiros e torneiras com temporizadores

Existem no mercado torneiras e válvulas com temporizadores equipados com sensores de aproximação e aqueles com temporizadores mecânicos, bem mais baratos. Eles evitam que a torneira ou ducha fique aberta por tempo superior ao necessário e em conjunto com outros mecanimos, podem diminuir ainda mais o consumo.

Modelos convencionais de chuveiros consomem acima de 0,17 litro/segundo, porém o que se verifica em média são vazões de 0,40 litro/segundo. Para certificação LEED, há a necessidade de se utilizar chuveiros de consumo máximo de 0,15 litro/segundo.

Torneiras convencionais consomem acima de  0,08 litro/segundo, porém o que se verifica em média são vazões de 0,10 litro/segundo. Para certificação LEED, há a necessidade de se utilizar torneiras de consumo máximo de 0,03 litro/segundo.

Redutores de Vazão  e Arejadores

O Controlador de Vazão pode trabalhar em conjunto com os temporizadores, trata-se de uma pequena peça que é colocada dentro do cano e não requer quebras ou troca do encanamento existente, ele regula o fluxo de água impedindo que mesmo a torneira estando aberta no máximo que a vazão estará limitada.

Outro mecanismo que pode auxiliar ainda mais na redução da necessidade de água é o Arejador, este somente para as torneiras, é instalado na sua saída e dá a impressão de um fluxo de água mais abundante.

Caixas acopladas com descargas de duplo fluxo

Os vasos sanitários são responsáveis por 30 a 50% do consumo de água do banheiro. Modelos convencionais consomem aproximadamente 15 litros por ciclo. Para certificação LEED, há a necessidade de se utilizar válvulas de descarga de consumo máximo de 6 litros por ciclo.

Muito já se conseguiu até hoje em relação ao que tínhamos no passado,  que consumiam muita água. As gerações seguintes vieram com caixas acopladas de 6 litros, um ganho imenso, porém hoje isso já não nos parece razoável.

Recentemente chegou ao mercado as caixas acopladas com duplo fluxo, estas possuem 2 botões de acionamento, um deles tem a mesma função de despejar 6 litros de água e é destinado à dejetos sólidos, e para os líquidos, que representa 80% das descargas, o botão adicional despeja apenas 3 litros de água. Em uma conta simples, de cada 10 descargas, 8 são de líquidos e 2 de sólidos, seriam 60 litros pelo sistema convencional e 36 litros no sistema de duplo fluxo, somente para as descargas uma redução de 40%.

Contato: condominiossustentaveis@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: