Manutenção dos Painéis Elétricos – Economia e Segurança

Em boa parte dos condomínios o desconhecimento sobre eletricidade e o funcionamento dos  painéis elétricos levam o administrador a ignorar a sua existência, uma vez  parecerem funcionar adequadamente.

O problema é que as cargas elétricas, principalmente as cargas mais pesadas dos elevadores e das bombas de água, ao encontrar resistência nas conexões, geram movimentação dos componentes e consequentemente afrouxam os parafusos.

Essas folgas nos componentes não somente aumentam o consumo de energia elétrica, que a principio seria o foco desse artigo, como também provoca mau funcionamento dos equipamentos elétricos em geral pela perda de tensão, em casos extremos os parafusos podem se soltar e causar um curto-circuito, as consequências podem ser desde o desligamento de uma chave até o início do foco de um incêndio.

Pelo fato de todo contato e conexão elétricos serem potencialmente propensos a defeitos, os painéis elétricos devem ser alvo de manutenção periódica.

A manutenção em quadros elétricos consiste em:

  • Reaperto e inspeção de conexões
  • Limpeza e organização
  • Medições de temperatura
  • Medições de grandezas elétricas

Além do reaperto, o painel elétrico necessita também ser organizado, tendo identificado seus componentes, a fim de evitar acidentes. Deve também ser protegido contra pessoas desavisadas, sendo identificado com símbolos e avisos adequados.

Normas técnicas:

  • NBR 5459 – Manobra e proteção de circuitos
  • NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão

Custo x beneficio
Por ser de difícil mensuração da redução de consumo e também ser uma importante ação de segurança, a manutenção dos painéis deve ser uma obrigação em todos os edifícios, comerciais e residenciais. Portanto nesse caso não cabe análise de custo x benefício.

Custo
O custo pode variar em diferentes localidades e depende da quantidade de quadros, tamanho e situação em que se encontram, cabe consultar uma empresa ou profissinal eletricista certificado para manutenção desse tipo de instalação.

Segurança
O eletricista normalmente terá que lidar com os barramentos energizados, então além de contar com um profissional com experiência comprovada, exija o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados: luvas, botas e óculos de proteção.

condominiossustentaveis@gmail.com

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by william fernando on 06/28/2012 at 14:31

    gostei

    Responder

  2. Posted by Elzito on 02/02/2013 at 14:55

    Concordo, no entanto somente o óculos não protege contra arco elétrico na face do trabalhador, é necessário um protetor facial específico para o risco

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: