Funcionários; conscientizar é preciso.

Funcionários; conscientizar é preciso.

Por Ivan Valdetaro

A sustentabilidade está na ordem do dia. Cada dia mais a sociedade se mobiliza, e cada vez mais ações são realizadas para alcançar este objetivo. E os condomínios, locais de moradia de grande parte da população não podem ficar de fora.

Mas não é fácil transformar um condomínio em exemplo de sustentabilidade. Os síndicos que estão tentando sabem disso. Conscientizar os moradores, fazer mudanças nos hábitos e comportamentos do dia a dia pode ser difícil e demorado. Mas é possível e necessário.

Porém, muitas vezes mesmo com os moradores mobilizados para a nova proposta os resultados não aparecem e as ações parecem não deslanchar. Qual seria o motivo?

Acredito que na maioria das vezes o principal problema está na falta de engajamento dos funcionários na proposta. De que adianta o sindico fazer uma campanha de economia de água se o zelador continua varrendo a calçada com o jato da mangueira? Os moradores fazerem a separação de material reciclável e verem tudo ser misturado novamente com o lixo orgânico no final? São coisas que acabam desestimulando todo mundo e pondo todo o programa em risco. Mas porque isso ocorre? Seria sabotagem proposital? Acho que não.

O que acontece é que é muito difícil mudar rotinas de trabalho, coisas que foram feitas durante anos e que aparentemente sempre deram resultados. As pessoas têm resistência em mudar a forma como desempenham suas tarefas. Acham que vai dar mais trabalho e atrapalhar a sua rotina. Principalmente quando não entendem os motivos das mudanças.

Acho que isso é o principal problema. Mesmo quando são feitas campanhas de conscientização estas são direcionadas apenas para os moradores. Os funcionários, aqueles que vão operacionalizar toda a proposta são deixados de fora. Acabam achando que é mais um modismo ou “frescura de bacana” como já ouvi sendo dito.

Mas como fazer esta conscientização? Bater na tecla de economia de dinheiro para o condomínio não é a melhor estratégia. Pode sensibilizar os moradores, mas para os funcionários só vai passar a imagem do sindico “pão duro”. Eles não se sentem diretamente beneficiados pelas ações e por isso resistem ás mudanças.

É necessário envolve-los, mostrando que isso faz parte de um todo maior. Que se todo mundo fizer vai trazer benefícios para todos, eles inclusive. É preciso mostrar que as ações de eco eficiência, ou seja, as formas de economizar energia e água podem ser utilizadas nas casas deles e que com isso eles também vão ter menos gastos. Que a coleta seletiva pode render algum dinheiro também para eles. Uma estratégia pode ser destinar parte da renda obtida com a comercialização do material reciclável pelo condomínio para compra de cestas de Natal para os empregados. Enfim, é preciso envolver aqueles que trabalham no condomínio com a ideia de sustentabilidade.

E não adianta ser nada forçado. Não adianta ser ordens de cima para baixo. Eles até vão obedecer em um primeiro momento, mas assim que virarem as costas as coisas vão continuar a serem feitas como antes. É necessário um trabalho de convencimento, com uso de uma linguagem simples, sem palavreado técnico. Utilizar as informações e os conhecimentos que eles já possuem como ponto de partida de uma discussão em que a troca de informações que vai se dar nos dois sentidos;pois quem trabalha no dia a dia com certeza tem muitas ideias de como fazer melhor e com mais eficiência as suas tarefas. Mas é preciso que se escute o que se tem a dizer. Não impor soluções; desenvolver em conjunto um trabalho. Com isso é possível envolver a todos na proposta e aí sim conseguir fazer um condomínio sustentável.

Ivan Valdetaro

Biólogo – Diretor da Ser Sustentável

https://sites.google.com/site/sersustentavel101/

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Ivan Valdetaro on 12/17/2011 at 11:19

    Renato

    Vi sua entrevista no Fura Bolha. Muito boa.Parabéns pelo seu trabalho.
    Um abraço

    Ivan Valdetaro

    Responder

  2. Todos juntos pela sutentabilidade!

    Responder

  3. Posted by Renato Salgado on 03/01/2012 at 08:43

    Conheci hoje o blog, através de uma notícia no Linked In e gostei muito. Realmente é muito interessante mesmo a proposta de difundir a sustentabilidade nos condomínios. Tenho 23 anos e sempre morei em edifício, porém nunca me envolvi com questões relacionadas a sua administração. Depois de ler o blog, pretendo atuar mais, com as propostas difundidas no blog. Espero dar notícias boas em relação ao meu recente engajamento. Parabéns!

    Responder

    • Agradeço muito o elogio e o reconhecimento pelo trabalho! A ideia é conscientizar cada vez mais moradores e condomínios a adotarem medidas verdes, um pouco que cada um faz gera resultados enormes.

      Veja o vídeo da reportagem que demos à TV Brasil que foi ao ar na semana passada.

      Abraços,

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: