3 PASSOS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

OS 3 PASSOS PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ALTO CONSUMO DE ÁGUA DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E COMERCIAS

Leonardo Machado
Gerente Operacional
Re9 Instalações e Sistemas

1° PASSO (principal) é a conscientização.
2° PASSO é a avaliação da situação.
– Onde está o maior consumo?
– No jardim? Dentro das unidades consumidoras? Vazamentos?
Sabendo-se onde está o problema, temos maior possibilidade de sucesso na solução.
3° PASSO é a ação!!

VAZAMENTOS

Os condomínios mais novos estão menos propensos a vazamentos nas tubulações, porém, o vazamento doméstico, é tão danoso quanto qualquer outro. O vazamento doméstico é aquele que está dentro das unidades consumidoras (casas, apartamentos etc.), vazamento nas caixas acopladas, registro de pressão (chuveiros) dando passagem e castelos das torneiras gastos são os mais comuns.

Os condomínios mais antigos são um problema em potencial, pois além dos vazamentos domésticos, é bem provável termos vazamentos nas tubulações, nos reservatórios etc. Nesse caso, o bom é a avaliação de um profissional ou empresa especializada.

A maioria dos condomínios trata das unidades consumidoras como o problema do proprietário, porém se a água é rateada por todas as unidades, o problema é do condomínio, e como tal tem de ser levado a sério, afinal estamos falando do 2° maior custo de um condomínio, e o maior bem da humanidade.

Temos algumas soluções bem eficazes para solucionar problemas com vazamento das unidades consumidoras:

  • O treinamento dos funcionários do condomínio para fazer vistorias bimestrais das unidades consumidoras.
  • O treinamento dos funcionários do condomínio para fazer pequenos reparos como a troca de obturadores, troca do castelo das torneiras etc.

A individualização por rádio frequência é um poderoso aliado no combate a vazamentos, a maioria dos sistemas vendidos no mercado oferecem um pacote de alarmes, um deles é o alarme de vazamento. Com a implantação deste sistema o administrador passa, a saber, exatamente onde está o vazamento, tornando a solução muito mais fácil.

JARDINS E ÁREAS DE LAVAJEM

Em condomínios onde a área de jardins é muito extensa, o ideal é a captação e o reaproveitamento de água de chuva. Um bom sistema de distribuição pode economizar não só água, como também mão de obra de irrigação.

Outros usos para o sistema:

Os gastos diários com lavagem de pisos como garagens, halls e etc. chegam a quase 3% do consumo de água do condomínio. Recomendamos nesse caso, a utilização da água de reuso.

Na maioria dos condomínios a lavagem de carros é proibida, porém se o condomínio tem um sistema de aproveitamento de água de chuva com capacidade suficiente para esse fim, é possível até a criação de um micro lava jato.

ALTO CONSUMO DAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Caso o trabalho de conscientização e conserto dos vazamentos não tenha surtido efeito, é possível a instalação de alguns sistemas que auxiliam a redução de consumo.

Seguem alguns deles:

  • Os Reguladores de pressão (em todos os pontos de consumo), em condomínios verticais é uma boa solução para as unidades dos primeiros pavimentos, onde a pressão é muito maior.
  • Arejadores (em todos os pontos de consumo) podem reduzir em até 70% o consumo de cada ponto aplicado.

Não é novidade que o chuveiro é o grande vilão de consumo de uma residência. A troca de chuveiros convencionais por chuveiros eco (até 50% mais econômicos) é uma ótima opção.

A individualização por radio frequência é de longe o sistema mais eficaz, pois gera consciência do consumo por unidade (conta justa, cada um paga o que consome) e monitora mensalmente o sistema hidráulico da unidade, qualquer possível vazamento é identificado e localizado.

A troca de torneiras e válvulas de descarga por sistemas automáticos, com vazão fixa também gera boa economia.

Leonardo Machado
Gerente Operacional
Re9 Instalações e Sistemas.

contato@re9instalacoes.com.br
http://www.re9instalacoes.com.br
(55 21) 3046-3107 // 7876-0068 // 113*105120

condominiossustentaveis@gmail.com

www.twitter.com/c_sustentaveis

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Renato P. Alves on 04/20/2012 at 08:11

    Parabens pela materia, completa e elucidatiuva, que deveria ser divulgada por todas as admimistradoras de condominios do pais.

    Responder

    • Todas as boas práticas deveriam ser amplamente divulgadas à todas as administradoras e condomínios, o pouco que cada um faz gera resultados enormes e temos muito a contribuir não somente na economia de água como em ações diretas de eficiência energética. Conto com a ajuda dos colegas para ajudar a divulgar nosso trabalho que tem a única finalidade de melhorar a vida de todos.

      Abraços

      Responder

  2. Posted by Franco cataldi on 05/31/2012 at 14:11

    Muito boa suas colocações e seus esclarecimentos. Está de parabéns.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: