Consumo Responsável em Condomínios – O que posso fazer?

Consumo Responsável em Condomínios

Renato Munhoz

Muito se fala sobre a redução dos consumos de água e energia elétrica nos condomínios, além da coleta seletiva e campanhas de conscientização, mas o que podemos fazer para influenciar os hábitos dos moradores e até mesmo em relação ao consumo de bens?

Uma grande preocupação que todos devem ter é a questão da destinação correta dos materiais que descartamos, sejam eles secos ou orgânicos, mas muita gente não para para pensar sobre como reduzir o volume total do lixo gerado e das emissões geradas por nossos hábitos de consumo

Existem algumas dicas e ações que podem ser tomadas com a finalidade de reduzir e minimizar o nosso impacto.

Campanhas internas, eventos de conscientização e avisos podem ajudar a plantar a semente da preocupação com o meio ambiente e alertar sobre as consequencias de nossas compras.

 

O que podemos fazer?

  • Evite comprar seus produtos em localidades distantes, quanto mais longe estiver a fonte do produto, mais combustivel foi gasto para fazê-lo chegar à sua casa, seja qual for o meio de transporte, navio, caminhão, carro etc. Um exemplo a ser seguido é o usado para a certificação LEED de construções sustentáveis, que exige que todos os materiais percorram uma distancia máxima entre a origem e o destino, computando o trajeto do produto por sua passagem na indústria de transformação.

Alguns exemplos práticos:

A compra de chocolate e café, produzido em larga escala no Brasil, segue para a Europa para ser transformado e volta à sua origem, milhares de quilometros depois.

O aço que sai de Carajás e vai para a China que nos devolve em forma de diversos outros produtos.

  • Outra forma de gerar menos impactos sobre o nosso consumo é escolher produtos que tenham embalagens menores, ocupem menor volume e gerem menos resíduos inúteis. Isso vai de alimentos à aparelhos de televisão, caixas de corn flakes com outro saco interno, sendo que existem produtos sem a caixa, uso exagerado de isopor, que não é reciclável etc.
  • Dê preferencia para as compras em mercados próximos e sem a necessidade do uso do carro, no nosso condomínio disponibilizamos alguns carrinhos de feira e ecobags que podem ser utilizadas por todos os moradores, isso evita além do uso de veículo, a necessidade de sacolas e sacos plásticos.

Unindo a boa prática e a saúde, caminhe mais, conheça os dias e locais das feiras livres mais próximas à sua casa, opte por produtos da safra, mais frescos e os orgânicos.

 
Todos agradecem, seu corpo e o planeta.

 

Endereços das feiras livres:

Rio de Janeiro

http://www.horti.com.br/home/guias/feiraslivresrj.htm

São Paulo

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/feiras_livres/onde_encontrar/index.php?p=16601

Belo Horizonte

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=enderecos&tax=17388&lang=pt_BR&pg=6300&taxp=0&

Curitiba

http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/feiras-livres/443

Santo André
http://www.craisa.com.br/feiras.htm

São Bernardo do Campo

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=feiras

*************************************

Renato Moreno Munhoz

condominiossustentaveis@gmail.com
www.twitter.com/c_sustentaveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: