Mal Contato nas Conexões do Sistema Elétrico do Condomínio

Mal Contato nas Conexões do Sistema Elétrico do Condomínio

 

Já falamos antes sobre a importância da manutenção periódica dos painéis elétricos, porém não somente eses merecem a atenção dos síndicos. É importante que de tempos em tempos um profissional qualificado faça a revisão das instalações, assim como, todo cuidado deve ser tomado na hora de instalar equipamentos, aumentar ou remanejar cargas elétricas.


Geralmente, os problemas acontecem nos maiores consumidores de energia, esses podem sobrecarregar os sistemas, causar o aquecimento dos cabos e sem cuidados imediatos, além do aumento do consumo de energia causado pela resistência, podem ocasionar curto circuitos com graves consequências, que vão desde o simples desligamento dos disjuntores até aos incêndios e fatalidades.


Podemos citar como alguns dos grandes consumidores de energia em um condomínio os elevadores, bombas, chuveiros elétricos, aquecedores e aparelhos de ar condicionado.


Mal contato em circuitos elétricos podem ocorrer em qualquer ponto onde haja contato entre dois condutores, como emendas de fios, interruptores, tomadas, soquetes de lâmpada, etc.. Normalmente, é  provocado por uma fixação ou conexão inadequada.


As reações químicas aumentam com a elevação da temperatura. Os metais reagem com o oxigênio e formam óxidos que se depositam na superfície. Os óxidos (ferrugens) que se formam são isolantes, aumentando ainda mais a resistência elétrica no ponto de mal contato e, como em um círculo vicioso, a temperatura elevada acelera a oxidação.

Um mal contato em circuitos de alta corrente deve ser considerado crítico, o aquecimento e o processo de oxidação vai certamente atingir  o revestimento dos fios e os isolantes começam a se queimar.


O mal contato é um inimigo silencioso, já que não produz sobrecarga de corrente, e consequentemente, não desarma fusíveis ou disjuntores. Em sistemas sem revisão, a detecção sempre ocorre quando o pior acontece.


Em relação à segurança, o barato quase sempre sai caro, quando se contrata um profissional não qualificado, você acima de tudo, assume o risco pela vida dessa pessoa que não está apta a manusear sistemas elétricos energizados, depois coloca em risco o patrimônio do condomínio e em situação extrema, a vida dos moradores e funcionários.


Assim, fica a sugestão: síndicos, não economizem com segurança, precisando de indicações de profissionais qualificados no Rio de Janeiro, entrem em contato com Verônica pelo tel 21-8230-9618.

Renato Munhoz – 21-9432-2321

sindicoeasyway@gmail.com

condominiossustentaveis.wordpress.com

http://www.twitter.com/c_sustentaveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: