As árvores cimentadas

As árvores cimentadas

Reprodução da foto: O Globo

 

Quando começa a primavera vem as primeiras chuvas “de verão” e com ela, o crescimento das plantas, flores, frutos e também as costumeiras quedas de árvores. Toda a época de chuva é a mesma situação – contagem de quantas árvores caíram nas ruas, provocando acidentes e até tragédias – o que as coloca injustamente como “problema” quando na verdade são solução.

 

Um dos principais fatores para essa questão urbana tem a origem em um ato aparentemente inofensivo ou até “higiênico”, a impermeabilização da base da árvore com cimento ou asfalto em volta da planta. Muitos proprietários costumam “estender” suas calçadas até lá, alegando que assim não faz “sujeira” (como se terra fosse isso) e fica mais bonito. Privando as raízes do contato com o ar, água das chuvas e nutrientes vindos de matéria orgânica, a chance da árvore adoecer e ficar susceptível a pragas é enorme e, consequentemente, de cair – inclusive sobre a casa ou carro do “cimentador”.

O feitiço volta para o feiticeiro.

 

Fica a dica –  Você pode ajudar muito o nosso meio ambiente e qualidade de vida  livrando nossas árvores de tanto concreto. Veja se as calçadas de sua rua estão assim.

 

 

Extraído do site Árvores de São Paulo: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Marina Miglietta on 06/29/2012 at 17:34

    Sobre este problema escrevi em http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/3726-arvores-urbanas há 10 meses. É um absurdo ver nossas árvores serem castigadas de tal forma. São usadas como mictórios, como base para despachos (onde acabam queimadas por velas), como poste para enfeites de luzes (pobres dos pássaros, cada vez têm menos espaço), como poste para prender bicicletas e motos. Servem de “lata de lixo”, onde restos de material de construção são simplesmente depositados. As árvores que são retiradas não têm reposição, ficando os locais vazios.

    Responder

  2. Posted by Renato de Jesus on 11/02/2012 at 13:19

    Realmente esse é um dos problemas que contribuem com a quedad e árvores urbanas. Outro e mais grave é o sistema de poda, que geralmente tiram o equilíbrio das árvores plantadas. enquanto não se mudar esse sistema, as quedas continuarão. Lamentável, pois pequenos acertos, além de se evitar esse agravo, irão aumentar os benefícios ambientais que essas árvores podem nosproporcionar.
    Renato de Jesus

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: