Planejamento

Planejamento e execução dos projetos

Ninguém quer que seus projetos fiquem somente na intenção, esse tópico visa auxiliar no planejamento e fazer com que os planos saiam do papel e se tornem realidade.

Existem algumas etapas básicas que fazem parte do planejamento e que serão decisivas para a definição do que será feito (ou que não será feito), a ordem de execução das atividades e como realizar.

Coloquei aqui um passo-a-passo que lhes auxiliará na hora de decidir e botar em práticas ações verdes no seu condomínio.

Etapas

1- Listar todos os projetos de sustentabilidade

Exemplos:

Redução de consumo de energia elétrica;
Captação de água de chuva;
Medidas para economia de água;
Implantação de coleta seletiva de lixo;
etc.

2- Definição da ordem de execução dos projetos.

Qual é mais necessário, de menor custo e melhor custo-beneficio? Essa etapa pode ser um pouco complicada para quem não tem conhecimento técnico sobre métricas e noção de valores, consiste em calcular o quanto será gasto em cada projeto e quantificar o retorno do investimento (ROI) em prazo, financeiro, em toneladas de carbono etc.

O meu critério é normalmente eleger os projetos mais simples, mais baratos,  resultados mais rápidos e melhor custo-beneficio para depois partir para os mais complexos e caros.

3- Aprovação

Para algumas medidas de menor impacto a decisão sobre a sua execução pode depender somente da decisão do síndico e/ou conselho fiscal, sobretudo aquelas previstas no orçamento e executadas somente nas áreas comuns.

As medidas que envolvem alterações nos apartamentos ou estruturais dependem de assembleia e maioria na aprovação, sugiro que sejam deixadas para o final e que sejam tratadas em conjunto.

4- Execução

Nesse momento você já tem noção do que precisa ser feito e do valor aproximado, pois esse foi um condicionante na eleição da ordem de prioridades e de execução dos projetos.

Agora é a hora de detalhar o que tem que ser feito e como, buscar fornecedores de materias e serviços. É de grande importância a contratação de bons profissionais e de bons fornecedores, disso vai depender toda a qualidade do serviço executado e garantir o resultado esperado.

***********************************

Renato Moreno Munhoz 21-97932-1878

renato@condominiosimples.com.br

http://www.fb.com/rjvservicos



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5 responses to this post.

  1. Parabenizamos o amigo pela iniciativa. Estamos em fase final de lançamento de um condomínio de casas sustentáveis em um condomínio ecologico em Serra Negra SP. Dê uma olhada no nosso site e nos siga twitter e se informe sobre nosso lança,mento. Podemos trocar bastante informação importante mercado. Abçs, Alex.

    Responder

  2. Posted by Carla Cury on 03/09/2012 at 15:37

    Gostaria de implantar caleta seletiva em meu condomínio. Estou em busca de informações e orientacões.
    Att
    Carla

    Responder

    • Antes de começar a implantar, tem que planejar e existem diversos fatores que devem ser levados em consideração, como volume de material, disponibilidade de pessoal para separação e área para armazenamento, é claro que todos os pontos são contornáveis e o resultado o mesmo, o material reciclável deixa de ir ao aterro. A partir desses pontos é possível verificar a viabilidade de se vender o material ou se será entregue às cooperativas de catadores, se tiver detalhes e fotos por favor me envie.

      condominiossustentaveis@gmail.com

      Abraços

      Responder

  3. Posted by Jose M. Morani on 10/06/2012 at 13:09

    VAMOS SER CRIATIVOS PARA ECONOMIZAR E CRIAR RECEITAS

    Sou sindico do meu predio a 7 meses e concordo que com medidas simples conseguimos reduzir o custo das despeasas de condominio e criar receitas
    Segue abaixo o que já fiz:
    1) troca todas as lambadas das areas comuns para lampadas frias colocação de foto celulas nas garagens e na entrada principal :

    Estou ecomizando 250,00 por mes com a redução do custo da luz.e olha que passei a utilizar 2 elevadores, apenas um ficava ligado e preincipalmente nos fins de semana era um transtorno ficar apenas com um elevador.

    2) Coleta de lixo seletivo:
    A lixeira do predio estava desativado a 14 anos sendo que o sistema de coleta via tubo, por gravidade estava novinho e não era usados, pois a porta lixeira era lacrado com cadeado.
    Reabri a lixeira passei a separar o lixo seco do lixo molhado e a vender o lixo seco.
    Ja estou com R$ 200,00 em uma poupança ( faturo em media R$ 30,00 por mês ) que será utilizado para comprar a ornamentação de natal desse ano.

    3) Despedi o faxineiro que não sabia nada dce manutenção.( Ele tinha mais e 20 anos de empresa e estava viciado. Por medo de perde-lo o predio tinha se tornado refém do faxineiro).
    Sofri represalias pela demissão, mais depois de 60 dias as melhorias que eram latentes calaram os inconformados e eles passaram a elogiar a limpesa e bom aroma da portaria e areas comuns.

    3) Contratei um zelador ex funcionario, aposentado, de uma industria petroquimica, existem varios no mercado trabalhando em sub emprego.
    Este zelador acumula as funções de faxineiro e zelador, pois ele tem conhecimento de eletrica e hidraulica, jardinagem e pequenos reparos.
    Cancelei os contratos de manutenção do porteiro eletronoco (R$190,00), jardinero(R$ 70,00), sistema de hidrantes (R$ 50,00)
    Estou ecomonizando R$ 310,00 por mês

    4) Passei a controlar a anotação dos manometros do gas( este trabalho era feito pela adminidtradora) e progamar a compra de gas.Temos uma bateria de 8 cilindros que fica no térreo )
    Pasei a economizar R$ 80,00 por mês

    O sistema de botijão e 30% mais barato ue gas de rua.

    5) Como não temos mais zelador morando no predio pretendo reformar om local e alugar por R$ 600,00 para gerar renda para o condomínio.

    6) Vamos coletar o óleo de cozinha e trocar por sabão e desinfetante.
    Economia prevista R$ 40,00 por mes.

    7) Negociei com 2 moradores que estavam inadimpletes a masi de 4 anos. Parcelei o passado em 150 vezes e passei a receber o presente dem dia ( mais R$ 990,00 reias de receita mes)]

    8) Torquei o quadro de comando das bombas d’ agua por um quadro inteligente.
    Com este medida passamos e evitar a queima da bomba quando a luz faltava e renornava.
    Economia atual R$ 600,00, a luz ja faltou 2 vezes e cada vez que a bomba queimava o custo do reparo era de R$ 300,00 com 10 faltas de energia no ano o que não e dificio acontecer, o custo do quatro estrá pago.

    Tenho muitas outras ideias para implantar que podem reduzir a despesa e aumentar a receita.
    Nos sindicos temos que ser criativos e empreendedores nesses tempos dificeis.

    Fico a disposição.

    Att.

    Morani
    21 9510 6420 / 21 9973 1525
    morani@almacseguros.com.br

    Responder

    • Posted by Mário on 12/16/2012 at 13:43

      Caramba, parabéns Morani… gostaria de ter esse tino de idéias… mais um dia chego lá , rsrsrs.

      Responder

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